11 livros que todo empreendedor de sucesso deve ler

Postado em
11 livros que todo  empreendedor de sucesso deve ler

Há muitos livros de gestão e empreendedorismo, que serviram de gatilho para o sucesso de alguns empreendedores

A leitura é uma ótima maneira de nos manter atualizado ao que acontece em determinados setores. Além de ampliar nossos conhecimentos, a leitura exercita nosso cérebro, desenvolvendo a concentração e aumentando a nossa cultura.

O hábito da leitura é essencial para qualquer empresário, que deseja estar sempre atento ao mercado. Há muitos livros de gestão e empreendedorismo, que serviram de gatilho para o sucesso de alguns empreendedores. Os livros servem como inspiração, trazendo conceitos e inovação.

Confira, a seguir, onze livros que prometem te auxiliar no mercado empreendedor:

 

A Startup Enxuta, Eric Ries

Neste livro são apontados meios para evitar o desperdício de tempo e recursos dentro de uma empresa. Os princípios que o livro ensina, se aplicam a qualquer um que pretendem construir produtos novos sem desperdício. O livro contribui tanto para empresas startups quanto para empresas maiores.

 

O lado difícil das situações difíceis - Como construir um negócio quando não existem respostas pronta, Ben Horowitz

 Ben Horowitz traz no livro uma maneira divertida de encarar as dificuldades de ser um empreendedor. Ele conta a história de como ele mesmo, fundou, conduziu, investiu e vendeu e comprou empresas de tecnologias. Por ser um grande fã de rap, Horowitz, ilustra lições empresariais com letras de suas músicas preferidas.

 

Roube como um artista, Augusto Kleon 

O livro promete auxiliar no processo de se tornar um profissional mais criativo na era digital. O autor defende que nada é original, a dica é reimaginar o que já foi criado com outros olhos, misturando ideia e influências.

 

Originais -  Como os inconformistas mudam o mundo, Adam Grant

Trazendo um série de histórias reais, o livro demonstra como a originalidade pode ser impulsionada, indicando formas de se expressar e conquistar aliados neste meio. O livro mostra como qualquer pessoa pode melhorar as sua criatividade deixando de lado a insegurança.

 

Rápido e Devagar - Duas formas de pensar, Daniel Kahneman

O livro de Kahneman apresenta a visão de duas formas de como a nossa mente funciona na tomada de decisões. Uma delas é rápida, intuitiva e emocional, já a outra é lenta, deliberativa e lógica.

 

Vai Lá e Faz - Tiago Mattos

No livro o autor mostra como é possível erguer uma empresa de sucesso do zero com a estratégia certa e entendimento de que o mundo está mudando. Tiago, coloca nossos pés no chão nos fazendo compreender que o mundo que queremos só depende de nós.

 

O poder da influência: as forças invisíveis que moldam nosso comportamento, Jonah Berger

Abordando como somos influenciados por forças que não percebemos e porque agimos de determinada maneira, o livro nos mostra como o comportamento de outras pessoas tem enorme impacto sobre nós.

 

A estratégia do oceano azul, W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Usando uma metáfora com o oceano, o livro que tornou-se um conceito no mundo dos negócios, traz uma nova forma de elaborar sua estratégia, criando espaços e oportunidades, deixando a concorrência de lado.

 

De Zero a Um - O que aprender sobre empreendedorismo no Vale do Silício, Peter Thiel

Com o intuito da empresa se tornar maior, o autor apresenta no livro uma tese que preza pela originalidade, buscando a inovação. Apresentando uma visão otimista sobre o futuro progresso de inovação, Thiel revela como construir que criem coisas novas.

 

Empresas feitas para vencer, Jim Collins

Para o profissional que quer entender um pouco mais sobre as áreas de gestão, o livro é uma boa referência. Jim Collins, mostra como uma empresa mediana atinge a superioridade, apresentando as características que as levaram a isso.

 

Scrum -  A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, Jeff Sutherland

O livro expõe uma maneira mais eficiente para administrar as coisas, priorizando pontos mais importantes de um projeto, trazendo maior valor a um serviço ou produto e dispensando funções que não são usadas.

Todo empreendedor de sucesso deve estar a par do mercado que o cerca, e a leitura funciona como um investimento tanto para a empresa quanto para o empreendedor. Por isso, leia os livros listados acima e identifique qual necessidade da sua empresa.

Voltar ao Blog