Assistentes virtuais: tudo o que você precisa saber sobre

Postado em
Assistentes virtuais: tudo o que você precisa saber sobre

Os aparelhos e softwares de assistência pessoal que se comunicam conosco, através da ativação de voz ou robozinhos animados, prometem nos auxiliar muito nas tarefas da empresa ou do dia a dia.

Hoje em dia já não é novidade que os assistentes pessoais estão ganhando cada vez mais espaço em nossas vidas. E que se tornaram o sonho de quem se interessa pela tecnologia.

Os aparelhos e softwares de assistência pessoal que se comunicam conosco, através da ativação de voz ou robozinhos animados, prometem nos auxiliar muito nas tarefas da empresa ou do dia a dia.

E você por acaso já ouviu falar da Siri, da Apple, da Cortana, da Microsoft, ou do Google Now? Todos eles são grandes exemplos de assistentes virtuais.

Para você ficar por dentro desse tipo de serviço que é tendência para os próximos anos, vamos te mostrar como sua empresa pode explorar essa tecnologia. Confira.

O que são?

Um assistente virtual é um agente de software que pode realizar tarefas ou serviços para uma pessoa. São tarefas ou serviços baseados na entrada do usuário, geolocalização, e a capacidade de acessar informações de uma variedade de fontes on-line, tais como condições meteorológicas e de trânsito, notícias, os preços das ações, horários de usuários e entre outros.

Funcionamento

Grande parte da popularização dos assistentes virtuais pessoais pode ser atribuída ao crescimento do uso dos smartphones no mundo e à própria evolução desses aparelhos. Já que hoje esses dispositivos se conectam com facilidade à internet e são aptos para atender a suas demandas, captando dados dos usuários e encontrando as respostas adequadas.

A tendência para os próximos anos é que essa tecnologia continue evoluindo para que os assistentes alcancem mais precisão na necessidade do usuário.

Além de deixarem a experiência do usuário com o ambiente virtual mais fluida, os assistentes virtuais também promoveram uma mudança significativa na forma como interagimos com os aparelhos digitais.

Botões, menus, formulários e telas touchscreen perdem o protagonismo em favor das interações por voz. Isso também significa que a Internet das Coisas (IoT) ganha força, na medida em que outras tecnologias, podem ser explorados de maneira muito mais prática.

Assistentes virtuais: tudo o que você precisa saber sobre

Comportamento

Hoje em dia, a internet já é bem utilizada para realizar compras a distância, mas essa jornada de comprar ficará muito mais simplificada e integrada com o crescimento dos assistentes virtuais pessoais.

Os assistentes conseguirão realizar pesquisas e compras contextuais, acionando diversos serviços ou adquirindo vários produtos de acordo com a demanda do usuário.

Porém há um detalhe, exigirá adaptação por parte das empresas. Caberá à elas encontrar as melhores maneiras de dar visibilidade a seus serviços, aprimorando a forma como divulgam e vendem seus produtos na internet.

Algumas mudanças exigem estrutura de TI, garantindo que a empresa faça um uso seguro e estável da rede e da nuvem.

Também são necessários investimentos em novas estratégias de captação e atendimento de clientes, afinal, a própria interface consumidor/empresa passará a ser mediada, em grande parte, pelos assistentes virtuais.

Processos

Os assistentes pessoais virtuais também trarão mudanças que vão muito além do comportamento de compra dos usuários. Os processos internos das empresas serão modificados, dando mais agilidade à dinâmica corporativa.

Justamente pelos assistentes estarem em contato constante com a rede, usando informações sobre os usuários para melhorar sua capacidade de resposta personalizada, a captação de dados sobre o mercado e consumidores sofrerá um aumento significativo.

As tecnologias empresariais também poderão usar assistentes pessoais virtuais para se tornarem mais eficientes.

Sistemas de gestão empresarial, tão importantes para o controle integrado e automatizado de um negócio, poderão ser acessados mais facilmente por meio de dispositivos móveis e comandos de voz.

Assistentes virtuais: tudo o que você precisa saber sobre

Perspectiva

Essa tendência de popularização dos assistentes pessoais virtuais já está em andamento, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.

A expectativa é que daqui alguns anos, os assistentes consigam realizar tarefas mais complexas, sem necessitar da supervisão humana. Também é esperado que os assistentes conseguirão prever as necessidades do usuário antes mesmo do comando de voz.

A principal recomendação é que as empresas invistam mais nessa tecnologia para conseguir acompanhar o crescimento da inteligência artificial. Assim, a empresa já está na dianteira de uma transformação tecnológica que promete mudar o mercado.

Como vimos, os assistentes pessoais virtuais estarão muito em breve, presentes em todos os segmentos existentes. Portanto, buscar maneiras de aplicar a inteligência artificial no dia a dia é fundamento para melhorar a interação com o consumidor e também a experiência do usuário.

Aproveite também para ver o que a tecnologia mobile promete para esse ano, clicando AQUI.



Voltar ao Blog