Por que empresas de varejo devem investir em mobile?

Postado em 14/06/2017
Por que empresas de varejo devem investir em mobile?

Melhorias na relação com o consumidor, na gestão da empresa e divulgação do produto são algumas das vantagens de usar a tecnologia

Uma das áreas que mais vem crescendo nos últimos anos, a tecnologia mobile vem tomando conta também do setor varejista. Devido a isso, os lojistas devem estar atentos a esse mercado e explorá-lo de modo correto para cada vez mais expandirem seus negócios.

Em 2014, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostrou que os smartphones se tornaram o dispositivo preferencial dos brasileiros para acessar a internet. Devido ao aumento do uso de dados móveis, as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade, e para isso é necessário investir maciçamente em mobilidade.

A seguir, você descobre o porquê do investimento em mobilidade ser imprescindível.

O impacto do mobile na relação com consumidores

Uma das principais justificativas para o investimento em mobilidade no varejo é o fato de que a relação com os clientes é diretamente afetada por essa nova tendência. Agora, os clientes podem comprar de qualquer lugar e eles querem poder ter acesso a esse tipo de facilidade.

O avanço da mobilidade, inclusive, aumentou o poder de decisão do cliente e o poder que ele exerce sobre todo o processo de compra em geral. É ele que entra em contato e alcança a empresa e sua decisão pode acontecer a qualquer momento – não mais apenas dentro do horário comercial.

Além disso, a mobilidade faz com que os consumidores pesquisem mais antes de comprar. Ainda que o cliente esteja dentro de uma loja vendo um produto, ele pode usar seu smartphone para ver opiniões sobre o produto ou para pesquisar preços.

Se o varejo não estiver nesse universo móvel, então o cliente poderá preferir consumir de uma empresa concorrente que atenda às suas expectativas. Por isso, o varejo precisa contar com soluções de mobilidade, como ter um site responsivo e contar com um aplicativo voltado para dispositivos móveis, por exemplo.

O impacto do mobile na gestão do varejo

O atendimento ao cliente e a venda em si, entretanto, são apenas dois pontos de impacto do mobile sobre o varejo, já que a gestão também é fortemente impactada. Isso acontece porque quanto mais mobilidade a empresa tiver, mais disponibilidade de dados ela possui.

Se a empresa dispõe de um sistema de gestão móvel, por exemplo, executivos e gestores ter em mãos todos os dados que precisam para tomar uma decisão mais assertiva sobre determinado tópico. No geral, o uso da mobilidade pode garantir uma automatização de processos, como relacionadas ao estoque.

Com uma versão mobile de registro de código de barras, por exemplo, é possível garantir um estoque muito mais controlado sem precisar de uma grande estrutura. Mais do que facilitar o processo, o uso do mobile na gestão do varejo gera mais inteligência de negócios, mais análise e obtenção de dados.

Por que as empresas de varejo não podem ignorar esse setor

O fato é que a mobilidade de dados e de atuação é cada vez mais a realidade de muitas empresas. No mundo das startups, há empresas que já nascem voltadas para a mobilidade e adaptação. Por isso, as empresas de varejo não podem ignorar essa onda de investimentos em mobilidade porque isso significa perder competitividade e dinamismo de atuação.

Mais do que apenas investir em um site responsivo ou em um aplicativo, entretanto, é preciso que o varejo esteja cada vez mais imerso na proposta do omnichannel, que consiste em criar uma experiência integrada entre os diferentes canais da empresa e que coloca a mobilidade como uma das atuações principais do negócio.

As empresas de varejo devem investir em mobilidade porque a relação com o consumidor mudou graças a esse trânsito de dados e é preciso acompanhar e atender as novas necessidades do consumidor da web 2.0. Além disso, a mobilidade influencia diretamente a gestão do negócio em si, podendo torná-la mais automática e mais assertiva.

No geral, é esse investimento em mobilidade o responsável por garantir competitividade para empresa de varejo em um mundo cada vez mais conectado. Pois, isso pode se tornar um diferencial nesse setor tão concorrido, fazendo com que sua empresa seja diferente das demais e assim crescendo cada vez mais.

 

Fonte: FCamara

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